itSMF 2008 – Projeto do Ano

No segundo dia do evento o ponto alto, e talvez o mais culminante do evento todo, foi a apresentação do case da Polícia Militar de São Paulo, esplendidamente defendida pelo Major  Roberval Ferreira França.
Eles pretendem “barba, cabelo e bigode” do ITIL v3. e são os primeiros do mundo a propor esta idéia.  
Isto mesmo, a idéia é a implementação de todos os processos descritos no ITIL V3 elevando-os até a maturidade de nível 4 ( Gerenciado) pelo modelo genérico de processos proposto pelo SEI e futuramente até o nível 5 ( melhoria contínua).
Com aquisição de ferramentas e certificação ISO 20.000 e tudo o mais a que tenham direito. A motivação é opção pela qualidade de todos os serviços prestados pela corporação com mais de 150 anos de existência ao estado e São Paulo.  
Todos os aspectos chamam a atenção mas listo alguns importantes:
– duração esperada de 2 anos – o prazo médio de acompnhamento para o cumprimento das primeiras fases é de 2 anos.
– Orçamento Generoso – foram previstos cerca de 4 milhões para esta adoção;
– Cultura – Um dos aspectos mais positivos desta implantação é que ocorre em ambiente militar. Então , muito do risco de resistências culturais fica minimizado. Nas palavras do Major… “ OU faz, ou vai preso”. Sem dúvida um belo modelo motivacional.   
– Capacitação – a maioria dos  colaboradores da TI da PMESP receberá um nível de conhecimento sobre o ITIL. Existe um plano muito bem montado de treinamento com várias camadas de treinamento que vão desde o informacional até a formação de Managers ITIL®.   
 Meus amigos, sem dúvidas este case é referência  em nível global. E ganhou prêmio de Projeto destaque do ITSMF Brasil.

Fonte: Baguete (http://ww2.baguete.com.br/blog/itil/22/11/2008/dia-2-do-itsmf-nacional-conference)

Leave a comment